Anthony Kiedis, Michael "Flea" Balzary, Hillel Slovak e Jack Irons criaram o Red Hot Chili Peppers em 1983, na Califórnia (EUA). Amigos de infância, Flea, Irons e Slovak haviam fundado o grupo Anthym, em 1981. Kiedis era fã da banda.
Clara é o nome da filha do baixista Flea, nascido em 1998, do casamento com Loesha que teve, aliás, seu nome tatuado no corpo do baixista.
Em agosto de 1994, os Chili Peppers apresentaram-se na segunda versão do célebre festival Woodstock, realizado em Saugertis (Nova York). Dave Navarro (ex-Jane1s Addiction) era o guitarrista e fez seu primeiro show com a banda.
Flea (baixista) e Anthony Kiedis (vocalista) são os únicos integrantes originais da banda. Chad Smith (baterista) entrou no grupo em 1988, depois de sucessivas trocas e John Frusciante (guitarrista) substitituiu Hillel Slovak. John já deixou a banda e voltou a integrá-la em 1998.
Hollywood Rock, 1993. A primeira vez que o grupo fez um show no Brasil foi no extinto festival que acontecia em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1999, eles voltaram para um único espetáculo e, em 2001, participaram do Rock in Rio 3. No mês passado, apresentaram-se em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
Inimigos? Esse poderia ser o epílogo da relação entre Anthony Kiedis e Flea, logo que se conheceram, no final dos anos 70. Eles se envolveram em uma briga e, depois de muita porrada, trocaram uma idéia e tornaram-se parceiros na escola Fairfax Highschool. Ambos tinham 16 anos.
John Frusciante tinha 18 anos quando foi convidado a integrar os Red Hot Chili Peppers pela primeira vez, em 1988. Na época, tocava guitarra até 15 horas por dia. O guitarrista anterior, Hillel Slovak, era seu ídolo.
"Leite materno nutre e desintoxica. Quando você o bebe, se sente bem e saudável. E isso é o que a gente quer que nossa música represente", disse Anthony Kiedis sobre o título de Mother?s Milk, lançado em 1989. Com esse disco, a banda estourou e passou a ser conhecida fora dos EUA, inclusiva no Brasil.
Multa de 1.000 dólares, doação de 5.000 dólares para a instituição de caridade Volusia County Rape Crisis Center e uma carta de desculpas foi a setença dada a Flea e Chad por crime de atentado ao pudor, praticado em 1990. Durante uma festa, Flea agarrou uma garota por trás enquanto Chad lhe dava umas palmadas no bumbum.
No verão de 1983, os Peppers apresentavam-se regularmente num lugar chamado Kit-Kat Club, na Califórnia. Como os garçons de lá andavam praticamente nus, eles resolveram entrar na onda: a partir de um determinado show, subiram ao palco pelados, cobrindo o pênis apenas com uma meia.
Overdose de heroína. Essa foi a causa da morte do guitarrista Hillel Slovak, em 27 de junho de 1988. Ele tinha 26 anos.
Quando estiveram no Brasil para o Hollywood Rock de 1993, os Chili Peppers tocaram ao lado do Nirvana e da banda feminina L7. Era o auge do movimento grunge, que levaram ao estrelato outros grupos, como o Pearl Jam, o Alice in Chains e o Soundgarten.
Red Hot Chili Peppers, Elizabeth Taylor e Hugh Hefner (o criador da revista Playboy) participaram de um mesmo episódio do desenho Os Simpsons. Eles ajudam o palhaço Krusty, ídolo de Bart e Lisa Simpson, a voltar à carreira na TV, depois que seu programa foi cancelado.
Sexo é uma das coisas que mais influenciaram a carreira de Anthony Kiedis. Foi ele mesmo quem disse, em um artigo para a revista americana Details, em agosto de 1992: "Acho que o sexo sempre foi um tópico natural, essencial e negar sua expressão torna-se um ato auto-repressivo...".
Tony Flow and The Miraculously Majestic Master of Mayhem foi o primeiro nome da banda, com o qual se apresentaram apenas uma vez, em abril de 1983, num clube de Los Angeles.
Xilindró: por pouco esse não foi o destino de Anthony Kiedis, em abril de 1988, quando um juiz do estado americano de Virgínia resolveu tirar satisfações com ele. Nos bastidores de um show, Kiedis tirou a roupa em frente a uma mulher.
Em 2005, foi publicada no Brasil Scar Tissue, autobiografia de Kiedis. Ele assume no livro que era viciado em drogas pesadas, como cocaína e heroína.