O McFly surgiu na Inglaterra em 2003 e é formado por Tom Fletcher, Danny Jones, Harry Judd e Dougie Poynter.
O nome da banda foi escolhido por causa do personagem Marty McFly, interpretado por Michael J. Fox na trilogia "De Volta para o Futuro".
Todos são ingleses: Danny nasceu em Bolton, em 12 de março de 1986. Tom é natural da cidade de Harrow e nasceu no dia 17 de julho de 1985. Dougie nasceu no Condado de Essex, em 30 de novembro de 1987. O baterista Harry Judd nasceu em 23 de dezembro de 1985, em Chelmsford, também na região do Condado de Essex.
O McFly é a banda mais jovem a alcançar o topo da lista de singles do Reino Unido. Quando isso aconteceu, com "Five Colours in Her Hair", em 2004, os integrantes tinham entre 16 e 18 anos de idade. O recorde anterior era dos Beatles.
O primeiro álbum da banda, "Room on the 3rd Floor", estreou em 1º nas paradas do Reino Unido.
O disco "Radio: ACTIVE" vendeu 2,4 milhões de cópias em apenas um dia, 20 de julho de 2008. O CD foi distribuído junto à edição de domingo do jornal "Daily Mail".
Os quatro integrantes do McFly estrearam como atores no filme "Sorte no amor", em 2006. Interpretaram a si próprios e ainda gravaram cinco músicas para a trilha sonora.
Em 2007, a banda fundou seu próprio selo, o Super Records, que lançou o disco "Radio: ACTIVE".
Não são só calcinhas de fãs que são arremessadas ao palco do McFly. Segundo Danny, um brócolis já foi arremessado em direção aos garotos. Aconteceu enquanto o quarteto executava a música "Broccoli".
Durante a primeira passagem pelo Brasil, em outubro de 2008, o McFly tocou em Curitiba (dia 6), Rio de Janeiro (dia 10) e São Paulo (dias 8 e 9). Na capital paulista, a banda brasileira BreakOut, que iniciou a carreira tocando músicas do McFly, abriu os shows.
A banda participou do especial de 8 anos do programa "Altas Horas", da Globo, tocando músicas em versão acústica. O programa foi gravado no teatro São Pedro, no Rio Grande do Sul, e foi ao ar em 25 de outubro de 2008.
Na segunda passagem da banda pelo Brasil, em maio e junho de 2009, o McFly marcou oito shows: Manaus (21), Fortaleza (23), Recife (24), Brasília (26), São Paulo (28 e 29), Rio de Janeiro (30) e Porto Alegre (2 de junho).
Durante a passagem da banda pelo Brasil em 2009, integrantes da produção da banda receberam uma carta com "conteúdo pornográfico" de uma senhora em Recife.