O nome do grupo Backstreet Boys foi tirado de Backstreet Market, um local muito conhecido em Orlando, Flórida.
Diferente de outros ídolos dos jovens, os meninos do Backstreet Boys sempre cantam ao vivo, sem usar playback.
No vídeo Show me the meaning of being lonely, cada backstreet boy representa algo que aconteceu na própria vida. Nick canta sozinho na chuva interpretando a cena que ele gostaria de ter salvo uma fã. A menina iria atravessar a rua para ver o show do quinteto, mas foi atropelada por um ônibus e morreu na hora. Quando Nick soube, ficou muito mal. AJ vê a foto de uma menina que simboliza uma amiga que morreu quando ele tinha 13 anos. Kevin aparece com o pai, que morreu de câncer em 1991. A irmã de Howie, Caroline, morreu em 1998, vítima de uma doença chamada lúpus.
O equipamento usado no show deles no Brasil pesava 180 toneladas: são 20 carretas, 140 caixas de som e 3 supertelões. A equipe que acompanhou os rapazes tem massagistas e três chefes de cozinha que preparam o cardápio exclusivo dos meninos.
O quinteto teve a ideia de mostrar num telão as trocas de roupa nos bastidores.
Eles fizeram uma turnê mundial de 100 horas em quatro dias para lançar Black & Blue, o quarto álbum da banda. Passaram por seis países, em diferentes continentes.
Em novembro de 2000, os backstreet boys estavam hospedados no hotel Radisson, na Cidade do Cabo, África do Sul. Para distrai-los, um chita - felino africano - foi levada até eles.